Postagens populares

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Governo de MG abre negociação com servidor e garante reajuste ainda este ano

Estado decide abrir negociações com categorias em greve e anuncia aumento de 5% em outubro mais 5% em abril de 2012. Servidores decidem hoje, em assembleia, se aceitam proposta

Marcelo da Fonseca / Estado de Minas


O governo de Minas reavaliou nessa quinta-feira sua posição sobre os reajustes para os servidores públicos do estado e decidiu apresentar uma nova proposta salarial. Na terça-feira, a secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, havia anunciado para outubro do ano que vem os reajustes para o funiconalismo estadual, no entanto, o governo recuou e confirmou nessa quinta aumento de 5% já em outubro para categorias que não tiveram nenhum aumento este ano. “Estamos no limite da capacidade financeira do estado. O governo está fazendo um grande esforço”, afirmou a secretária. 

Em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira com o Comitê de Negociação Sindical (Cones), composto por representantes das categorias do funcionalismo público mineiro, Renata Vilhena e o secretário da Fazenda, Leonardo Colombini, anunciaram a proposta de reajuste de 5% em outubro mais 5% em abril de 2012. O índice será adicionado no mesmo projeto de lei que será encaminhado para a Assembleia Legislativa depois da apreciação das entidades sindicais. 

Os secretários ressaltaram que a política remuneratória do governo de Minas tem como prioridade manter o compromisso com o funcionalismo e que as negociações vêm evoluindo a partir das reuniões com representantes das categorias ao longo do ano. “Ninguém quer voltar ao tempo em que esses pagamentos eram feitos com atrasos ou escalonados”, destacou Colombini. 

O governo propõe também a definição de uma data-base para os reajustes do funcionalismo. Nesta semana a equipe econômica apresentou estudo técnico feito pela Secretaria de Planejamento, que aponta outubro como mês ideal para as revisões, uma vez que permite uma visão mais clara das possibilidades financeiras do Tesouro Estadual e as apurações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para o segundo quadrimestre. 

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Renato Barros, a proposta apresentada pelo governo continua distante do que está sendo reivindicado pelos servidores. “Entregamos uma proposta que prevê aumentos de 20,7% em janeiro e, entendemos que o reajuste apresentado não vai atender o conjunto de servidores”, afirma Barros. A assembleia dos sindicatos dos servidores está marcada para esta sexta-feira, às 14h, no pátio da Assembleia Legislativa, onde os representantes de todas as categorias vão se posicionar sobre a proposta apresentada pelo governo.

2 comentários:

  1. Se não me engano, a secretária disse que a educação não estava incluída... ou estou errada?

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO DO BLOG: Correto - Renata Vilhena(SECRETÁRIA SEPLAG) informou que os Funcionários da Policia e Educação não estão incluídos neste "pacote", ter terem politicas diferenciadas. Resta saber qual?? (Se for a do subsídio não queremos)

    ResponderExcluir